ECONOMISTA, ADVOGADA E COLUNISTA DO ESTADÃO
Elena Landau é formada em Economia (1979) e Direito (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na mesma faculdade, cursou mestrado em Economia (1982). Sua dedicação à análise do processo inflacionário brasileiro virou tese, “A aceleração inflacionária de 1979”, ficando em segundo lugar no 7º Prêmio BNDES de Economia de 1983.
Começou o doutorado em Economia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), mas, por razões pessoais, voltou ao Brasil.
Em 2003, fez pós-gradução lato sensu em Direito Societário e Mercado de Capitais, na Fundação Getúlio Vargas e, em 2008, fez o Short Course On Regulation, da London School of Economics. Concluiu o High Performance Boards Program, do IMD, em 2022.
Se filiou ao PSDB em 1993, trabalhando como assessora econômica e onde permaneceu por 25 anos, até 2017.
Hoje, faz parte do movimento suprapartidário Livres, em defesa do liberalismo.
Em abril de 2012, se interessou pelo Direito e começou a frequentar, a convite do advogado Sergio Bermudes, a biblioteca de seu escritório, onde hoje é consultora e dedica-se às questões de Direito Econômico e Regulatório.
Elena trabalhou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, na Macrométrica e na Confederação Nacional da Indústria – CNI. Ganhou notoriedade ao ser diretora do Programa de Desestatização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Foi conselheira da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, da Companhia Vale do Rio Doce e da Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig). Foi presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, Coordenadora do Comitê Jurídico Regulatório da ABCE – Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica.
Já ministrou o curso de Direito Regulatório e Economia na Escola de Direito da FGV-Rio; Regulação Jurídica do Setor Elétrico do Programa de Educação Continuada, na FGV, em convênio com ABCE; Macroeconomia I e II, Teoria Monetária e Introdução à Economia no curso de Direito da PUC-Rio.
Em 2022, a convite da senadora Simone Tebet (MDB), coordenou o programa econômico da pré-canditada à presidência.
Hoje, é presidente do Conselho Acadêmico do Livres, membro independente do conselho da Eneva, do Museu Judaico de São Paulo e Instituto Inhotim e colunista do Estadão, no qual seus textos são publicados a cada 15 dias, na seção Economia e Negócios.